A Polícia Federal desempenha papel vital no combate a uma ampla gama de crimes, incluindo desvios de recursos públicos, pedofilia, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, cibernéticos, contrabandos, tráfico de drogas e armas, além de suas funções nas áreas marítima, aeroportuária e de fronteiras. Sendo, dessa forma, crucial sua atuação para a segurança e o enfrentamento da criminalidade no Brasil.

A Polícia Federal também executa papel importante na recuperação e prevenção de prejuízos aos cofres públicos; estima-se que as apreensões feitas pela PF resultem em uma devolução de aproximadamente R$ 43 bilhões por ano à União. No entanto, embora fundamentais, os policiais federais enfrentam desafios em relação à sua remuneração e condições de trabalho, o que leva à seguinte pergunta: como uma entidade que presta serviços de extrema importância à população, garantindo, inclusive, retorno financeiro ao país, não tem o devido reconhecimento em seus salários e perspectivas laborais?

Muitos servidores da PF relatam que, ao longo dos anos, a carreira vem se tornando pouco atrativa, em comparação com outras opções no setor privado e em outras carreiras públicas. O atual Presidente da República chegou mesmo a reconhecer a necessidade de corrigir desigualdades históricas que afetam algumas carreiras da segurança pública, ressaltando a importância de valorizar os policiais da União. Contudo, os acontecimentos ocorridos no último mês apontam para uma direção contrária ao respeito e à valorização por parte dos governantes em relação à Polícia Federal. Com reunião marcada para o dia 16 de outubro entre os representantes da PF e a Secretaria das Relações de Trabalho do MGI para discutir as reivindicações dos servidores da categoria, o compromisso foi desmarcado, de última hora, por parte da pasta do governo.

Desse modo, neste dia reservado a celebrar o Policial Federal, o SINPF/SP parabeniza esse profissional, reconhecendo em sua dedicação ao ofício, feita muitas vezes com a própria vida, um elemento crucial à construção de uma nação mais segura, justa e democrática. Sobretudo, é desejo nosso que tal reconhecimento também seja feito pelas pessoas responsáveis em administrar o nosso país.

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião discute parceria para a propositura de...

No dia 11 de abril, sexta-feira, foi realizada uma reunião estratégica com a Confederação Nacional...

PF e Receita Federal desarticulam falsa...

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta‑feira (24/4), a Operação Obsidiana para...

Resposta da PF a ofício do SINPF/SP chega, mas...

O coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, Antonio Gabriel Lima Pucci Filho,...

Votos do SINPF/SP

O SINPF/SP deseja a todos seus filiados uma Páscoa cheia de renovação, esperança e momentos...

Presidente do SINPF/SP visita Sede Social da...

Representantes do sindicato e da associação dão início a tratativas de futuras parcerias para...

Segunda parcela de reajuste previsto por lei...

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal terão um reajuste de 5% a partir de junho...