No Outubro Rosa se realiza uma campanha para a prevenção de problemas de saúde específicos das mulheres. No Novembro Azul se realiza campanha para a prevenção dos problemas de saúde específicos dos homens. E no mês de janeiro? Tem campanha? Tem cor?

Sim, tem, e dedicado tanto a homens quanto às mulheres. É o Janeiro Branco, com uma campanha que visa promover uma reflexão sobre a saúde mental, ou numa outra vertente: a prevenção ao adoecimento emocional.

O Janeiro Branco tem a intenção de convidar as pessoas a refletirem sobre sua saúde mental. É claro e notório que o estado emocional das pessoas tem se deteriorado em todas as partes do mundo.

Sabemos que problemas de ordem emocional e psicológico têm assolado nossos colegas da PF, com índices alarmantes de suicídio dentro de nossa corporação. Quando uma pessoa toma tão trágica decisão é porque está com seu equilíbrio emocional absolutamente comprometido. No entanto, vários colegas estão vivendo no limite da ansiedade e do comprometimento emocional.

Desse modo convidamos você a parar um pouquinho e realmente ser honesto consigo mesmo. Como você tem convivido com a realidade? Como está seu estado emocional? Cuidado. Não é uma questão de avaliar seu grau de felicidade. Não confunda saúde mental com felicidade plena. Não confunda fervor de qualquer matiz com saúde mental.

Mas a campanha convida você para refletir como está seu equilíbrio.

Com a sociedade meio confusa tal reflexão é muito interessante e diria necessária.
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo, na pessoa de sua presidente, Susanna do Val Moore, tem a intenção de formatar um projeto com algumas intervenções visando incentivar, principalmente os mais reticentes, a fazer a prevenção ao adoecimento emocional. Estarei junto neste projeto. Estamos aguardando apenas que a pandemia fique mais sob controle para podermos dar o start.

Um abraço de um colega de profissão, policial das antigas, que não tem vergonha de reconhecer que uma hora admitiu: eu preciso de ajuda, eu preciso ajustar meu equilíbrio emocional.

Espero que logo logo tenhamos a chance de nos encontrar.
MAURITONIO NUNES – APF aposentado/psicólogo

OUTRAS NOTÍCIAS

Aviso de expediente para o feriado de 1º de maio

Comunicamos que em razão do feriado do Dia do Trabalho, o SINPF/SP suspenderá suas atividades nos...

PF deflagra Operação Narco Vela para reprimir...

Santos/SP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29/4), a Operação Narco Vela...

STF forma maioria a favor de menor prazo para...

Na última quinta-feira (24), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para...

Comunicado: pagamento do sobreaviso das escalas...

A Coordenadoria-Geral de Recursos Humanos da Polícia Federal anunciou, nesta quinta-feira (17), a...

Reunião discute parceria para a propositura de...

No dia 11 de abril, sexta-feira, foi realizada uma reunião estratégica com a Confederação Nacional...

PF e Receita Federal desarticulam falsa...

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta‑feira (24/4), a Operação Obsidiana para...