A PF prendeu nesta sexta-feira (23/03), no Aeroporto Internacional de São Paulo, um passageiro desembarcando com três gatos e um cão em condições insalubres.

Policiais federais, acionados por servidores da Receita Federal e Vigiagro, prenderam um passageiro, nacional da Rússia e 43 anos de idade, ao tentar desembarcar de voo proveniente da Bulgária trazendo consigo três gatos da raça Maine Coon e um cão da raça Pekingese, em condições insalubres e sem a devida documentação legal, que autorizasse o seu ingresso no país. 

O homem teria tentado burlar a fiscalização, dirigindo-se ao canal de inspeção “nada a declarar”, mas foi selecionado pelos servidores da Receita Federal para inspeção. Dentro de uma caixa, própria para acondicionar um único animal, cheirando a urina e com fezes, foram encontrados três gatos e em uma outra caixa havia um cão.

A PF foi informada que o valor dos animais apreendidos é de aproximadamente 30 mil reais e que mesmo passageiro já havia sido flagrado anteriormente com outros três gatos anestesiados dentro de sua bagagem. O preso disse ter trazido os animais para serem entregues a compradores aqui no Brasil e que eles o estariam aguardando no desembarque. 

Uma equipe de policiais diligenciou ao saguão do aeroporto e localizou os supostos compradores, uma brasileira e um alemão, e os conduziram à delegacia onde foram ouvidos e liberados. Eles disseram aos policiais que desconheciam a condição de maus-tratos a que os animais estavam submetidos.

Os animais foram entregues a depositários fiéis e o preso será encaminhado ao presídio estadual onde permanecerá à disposição da Justiça, respondendo pelos crimes de falsidade ideológica, maus-tratos e descaminho.

Texto: Comunicação Social/Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos/ Superintendência da Polícia Federal em São Paulo

 

OUTRAS NOTÍCIAS

PF e Receita Federal desarticulam falsa...

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta‑feira (24/4), a Operação Obsidiana para...

Resposta da PF a ofício do SINPF/SP chega, mas...

O coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, Antonio Gabriel Lima Pucci Filho,...

Votos do SINPF/SP

O SINPF/SP deseja a todos seus filiados uma Páscoa cheia de renovação, esperança e momentos...

Presidente do SINPF/SP visita Sede Social da...

Representantes do sindicato e da associação dão início a tratativas de futuras parcerias para...

Segunda parcela de reajuste previsto por lei...

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal terão um reajuste de 5% a partir de junho...

PF cumpre mandados de busca em ação contra abuso...

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16/4) a Operação Kore, em continuidade às ações de...